(63)3224-1490
(63)98468-8161
IAL Corretora de Seguros

Como utilizar meu FGTS para comprar um imóvel via Consórcio?

Como utilizar meu FGTS para comprar um imóvel via Consórcio?

Em meio a grandes oscilações na economia, variações do dólar, sobe-desce da inflação e os mais variados tipos de crises que provocam tremores e temores em nosso país, uma coisa ainda permanece firme para uma grande parcela dos trabalhadores brasileiros: o sonho de adquirir a casa própria.

Os altos valores deste tipo de bem tornam esse desejo algo distante para trabalhadores, que não contam com patrimônios ou salários tão altos, porém existem caminhos menos tortuosos para atingir esse objetivo. Você sabia, por exemplo, que é possível usar seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) integralmente para comprar um imóvel via consórcio?

É verdade, desde 2010 o saldo da sua conta vinculada ao FGTS pode ser integralmente utilizado para te ajudar tornar realidade a compra do próprio imóvel por meio da modalidade consórcio. Cada vez mais brasileiros vêm lançando mão desse trunfo, porém existem regras e restrições, bem como diferentes possibilidades para a utilização do seu FGTS em um consórcio imobiliário. Continue lendo para saber mais.

Quais as possibilidades de uso do FGTS no consórcio?

Basicamente são quatro maneiras que você pode se utilizar desse benefício na compra do seu imóvel.

1. Oferta de lance: você pode usar todo o saldo da sua conta do FGTS para dar um lance em um consórcio de imóvel e tentar obter sua carta de crédito, basta apresentar à empresa administradora o extrato do seu Fundo de Garantia;

2. Complementação da carta de crédito: se você conseguir ser contemplado no seu consórcio imobiliário é possível utilizar parte do seu FGTS para complementar o valor da sua carta de crédito e adquirir um imóvel de valor maior;

3. Abatimento das prestações: para essa utilização é necessário que o consorciado já tenha sido contemplado. É possível utilizar o saldo para abater até 80% da parcela, inclusive parcelas atrasadas (desde que sejam no máximo de três parcelas em atraso);

4. Liquidação ou amortização do saldo devedor: a utilização do saldo para essa finalidade só pode acontecer após a contemplação e a compra do imóvel, neste caso o consorciado pode utilizar o seu saldo para quitar parte ou o total do saldo devedor junto à administradora.

Condições para uso do FGTS na compra do imóvel

Para ter direito à utilização deste benefício o consorciado deve comprovar pelo menos três anos de trabalho sob o regime do FGTS. Além disso, a cota de consórcio a ser utilizada deve estar sob a mesma titularidade da conta do Fundo de Garantia.

Existem limitações também acerca da existência de outros imóveis no nome do beneficiário. O titular da conta não pode ter nenhum outro financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) na data da aquisição do imóvel. Não poderá ainda, na data de aquisição do imóvel, ser proprietário de outro imóvel no município de residência ou nos municípios vizinhos ou dentro da mesma região metropolitana.

Quanto ao imóvel, este deverá estar dentro de área considerada residencial urbana e não poderá ser avaliado acima do valor máximo permitido para operações do SFH (o Conselho Monetário Nacional definiu, em Resolução publicada em julho, que este limite é de R$ 1,5 milhão a partir de janeiro de 2019).

Quer saber de forma mais aprofundada como funciona um Consórcio Imobiliário e a utilização do FGTS para este fim? Baixe agora mesmo este E-Book disponibilizado pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) e tire todas as suas dúvidas.

Cadastre-se para receber novidade e dicas exclusivas

loading...
ial corretora de seguros

Avenida JK, Quadra 106 Norte, Lote 14, Sala 107, Palmas - Tocantins - 77006.044

atendimento@ialcorretora.com.br

(63)3224-1490

(63)98468-8161

Associados Ibracor